Laboratório Sagrada Família

Central (34) 3811-2366

WhatsApp (34) 9 9636-2366

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta - 06h30 às 17h

Sábado - 07H às 11h

Laboratório Sagrada Família

Setembro amarelo terá foco em prevenção do suicídio entre os jovens

Setembro amarelo terá foco em prevenção do suicídio entre os jovens

O Ministério da Saúde vai aproveitar setembro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, para enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. O foco das ações desenvolvidas será o público jovem, no qual vem aumentando o número de casos e de tentativas de suicídio.

O aumento do suicídio entre os jovens é um fenômeno mundial que, nos últimos anos, vem causando crescente preocupação também no Brasil. O problema é complexo e não pode ser compreendido ou explicado por um só fator. Os jovens brasileiros, que estão entre os que passam mais tempo conectados à internet, têm dificuldade para lidar com a confusão entre o mundo online e as exigências e frustrações cotidianas do mundo fora da rede mundial de computadores.

Isso gera ansiedade e enfraquece vínculos sociais. O mundo virtual é maravilhoso, mas não condiz com a realidade. Ali, todo mundo está feliz, bem. Estamos tendo dificuldades de conviver com isto. O alcance e imediatismo das redes sociais podem potencializar questões que sempre causaram mal-estar entre os jovens. O bullying, por exemplo, ficava limitado a uma sala de aula, ao pátio do colégio e, de alguma maneira, as pessoas faziam seus rearranjos. Hoje, com a internet, o bullying às vezes ganha uma escala nacional.

Com isso a questão do suicídio e outros temas de saúde mental devem ser tratados, entre todas as faixas etárias, com informações claras e com o máximo de naturalidade possível. Assuntos como depressão, ansiedade e os cuidados com a saúde mental têm que ser incluídos na agenda, tem que ir para a escola, ser discutida entre todos.

Realizada em quase todo o mundo, a campanha Setembro Amarelo ocorre anualmente em setembro e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção, bem como os locais onde procurar ajuda.